segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Analisando Superman



Clark Kent é o alter ego do kriptoninano, pois na maioria das vezes Clark é mostrado sendo desajeitado, tímido, atrapalhado e bobo, mas é um repórter rápido, perspicaz e inteligente.

Ao mudar para Superman torna-se altivo, confiante, galante e sempre toma conta da situação. É óbvio que a identidade civil de Kal-El serve para não ficar a todo momento de capa e colant, porque este é seu grande truque não parecer que não tem uma identidade secreta.

O que eu não consigo entender é porque Superman sendo tão poderoso se esconde numa figura tão risível quanto Clark Kent?

Na verdade pra mim Superman vê a humanidade num todo como se fossemos Clark Kent, (sendo atrapalhada e desajeitada), ou ele têm um enorme complexo de inferioridade.

Mesmo sendo possuidor de poderes inimagináveis Kal sente-se diminuído perante o ser humano, justamente, por ser um alienígena entre pessoas comuns.

O Homem do Amanhã se vê obrigado a proteger-nos por achar que somos frágeis e fracos. E só por isso dependemos de sua condição de salvador da humanidade.

Na clássica HQ “Para o Homem que tem Tudo”, Kal-El deseja  ter uma família. O herói mais poderoso dos quadrinhos deixou o fardo pesado de carregar o mundo nas costas que naquele momento não existia.

Então notamos que lá no íntimo de seu coração o Homem do Amanhã quer apenas viver com sua esposa e cuidar do seu filho. Fato “normal” e extremamente comum a qualquer ser humano.

O que mais me fascina na personalidade de Clark é esse jeito pacato de homem do interior. O grande grau de importância desta educação veio de Jonathan e Martha que moldaram sua personalidade desde pequeno.

Tornando Clark totalmente o oposto de Bruce Wayne, por mais que ambos sejam órfãos, a perda trágica de Bruce deixou uma amarga ferida pro resto de sua vida.

 Superman é um alienígena entre nós apenas, porque, não nos aceita como somos.

 É devido ao seu caráter interiorano junto a uma visão simplista de que a humanidade pode melhorar que nos conduz como se fôssemos crianças mostrando o caminho para ser trilhado.


O que me intriga é será que Kal realmente aceita a condição humana de sermos falhos?

Arduamente ele protege a humanidade dos nossos problemas, pois na verdade têm medo de nossa beligerância. E assim com seu eterno ato de compaixão também não nos deixa livres para evoluir por nossos próprios meios.

Superman é o mito do homem perfeito. Será que a humanidade poderá caminhar para futuramente um dia termos um mundo de Super-Homens?

Particularmente acredito que nós nunca iremos crescer para ter dons iguais ao dele. A humanidade tem constantemente destruído o meio ambiente poluindo o mar, o ar e destruindo as florestas.  Como a humanidade poderá viver se não mantiver os meios de nossa subsistência?

A Rio + 20 foi um fracasso, pois não obteve resultados consistentes para uma real e possível melhoria na questão do colapso ambiental que estamos vivendo.

Diferente dos kriptonianos que atingiram um estado de perfeição física e mental que veio agregado a um mundo aonde a natureza convivia em quase harmonia com o desenvolvimento tecnológico.

Superman é um exemplo a ser seguido e além disso continuará sendo inalcançável.

No entanto não falo de seus poderes físicos, mas de seu impactante código moral: verdade e justiça que é difícil de vive-lo na prática conturbada de nosso dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e opinião, ele é importante para a melhoria deste blog e sua participação é essencial.