quarta-feira, 1 de maio de 2013

Polêmica: réplica para um amigo

Caro amigo Anderson.
A intenção desse texto não é criar conflito. Minha opinião não é melhor que a sua. Me permita discordar e não se sinta ofendido. Não pense que eu e JC Anjos estamos conspirando contra suas ideias.
Caro amigo Anderson.
Quando te perguntei: "Porque Alan Scott não pode ser gay?"
Você respondeu: "Qual foi o momento no texto em que eu disse que Alan Scott não pode ser homossexual? Você se equivocou quanto a isso, pois eu fui bem enfático em dizer que estava abordando a polêmica como a DC conduziu o fato. Será que não deu pra enxergar isto no texto?"
Caro amigo Anderson, quando você escreve um texto e publica na web a exposição é inevitável. Eu sou seu amigo, mas antes de tudo sou leitor. E é o leitor que dá vida aos textos. O que seria dos textos sem os leitores?
O leitor nunca está equivocado. O leitor interpreta o texto da maneira como ele quer.
Vou usar um bordão: "O cliente sempre tem razão". E o leitor dos nossos textos são nossos clientes. Ou estou "equivocado"?
O indicado seria uma reflexão: "O que levou Alex a me perguntar isso?" 
"Eu deixei isso transparecer no texto?" 
Não diga que estou equivocado, ou que não enxerguei o texto. Cabe ao escritor o trabalho de criar textos claros. Assim, a leitura será fluida e sem dificuldade de entendimento.
Caro amigo Anderson, não tenha medo de ser um conservador.
Não tenha receio de opinar sobre Alan Scott.
Leia suas palavras: "Do meu ponto de vista o problema não foi ter mudado sua opção sexual, por que pra mim tanto fez ou tanto faz. O que me chateou foi não terem respeitado a longa trajetória do herói nos gibis."
Você diz que tanto fez ou tanto faz, mas depois diz que ficou chateado. Afinal qual é sua posição?
Você acredita realmente que transmitiu clareza?
Outro fato que te questiono: Porque Perry White não pode ser negro? O Rei do Crime foi. Eu confesso que discordei na época. Alías, todos discordaram. Mas se o filme do Demolidor tivesse sido bom, ninguém iria reclamar dessa mudança, ou seja, iríamos aceitar. O filme foi ruim, e sabemos que a razão ou as razões do insucesso são outras.
Atualmente, para mim, o mito é que interessa.
O que o Superman representa é muito maior do que um Perry White negro. 
Se o novo filme do Homem de Aço me deixar extasiado como Os Vingadores deixou, podem até transformar a Lois Lane em nigeriana.
Não importa quem vai interpretar tais personagens 
O mito Superman está além disso. O próprio Superman pode ser negro, asíatico, índio...para mim, leia bem Anderson, para mim, não importa mais. 
Não quero dizer com isso que sua opinião está equivocada. Não leve para o pessoal.
O mito, a essência do que Superman significa, essa não deve ser alterada. Mas a cor de pele, a raça ou nacionalidade não importa. 
Caro amigo Anderson, não fique chateado comigo nem com JC Anjos.
Apreciamos a discussão. Isso é saudável. Não temos intenção de desrespeitar seus escritos.

Alex Sandro Franco



Um comentário:

  1. Bem. O que eu devo acrescentar depois dessas sóbrias palavras de Alex Franco. É isso, querido amigo Anderson. Todos nós te respeitamos e respeitamos suas opiniões. E é por isso que te levamos a sério a ponto de às vezes entrarmos em atritos no plano das ideias. Quer mais respeito que isso, velho amigo?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e opinião, ele é importante para a melhoria deste blog e sua participação é essencial.