quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Incorporação Mistério – 1963

                                                                       


A aventura “Desordem no Edifício Mistério”, tem roteiro do consagrado Alan Moore, arte de Rich Veidt e nanquim de Dave Gibbons.

Esse gibi foi lançado em 1993 pela Image Comics e a parte interessante é que esta edição se propõe a homenagear as histórias da Marvel Comics nos anos 60.

É claro que de uma maneira bastante óbvia o título já nos introduz a isso, porém há outros elementos como: Afável Al Moore, Estrondoso Rick Veidt entre outros.

Outro fato inegável é que a Incorporação Mistério é uma homenagem ao Quarteto Fantástico, pois seu grupo foi baseado na primeira família.

Temos Homem de Cristal (Craig Crandall), Rainha de Neon (Jeannie Morrow), Garoto Dínamo (Tommy Baker) e Planeta (Biff Baker).

Craig é o líder do grupo e pode mudar seu corpo prara uma forma cristalina, Jeannie é capaz de se transformar em vários tipos de gases, Tommy tem poderes elétricos e seu irmão, Biff é membro com força descomunal da equipe.

Só pra constar Crandall foi baseado no Reed, Morrow em Sue, Tommy no Tocha e Biff no Coisa.
A trama já começa com um ser invadindo as intalações do grupo, mas tudo não passava de um teste de segurança.

E logo voltamos ao passado, pois Jeannie relembra a origem da Incorporação Mistério quando foram numa missão espacial investigar um enorme asteróide que estava próximo a órbita terrestre.

Ao descerem por uma escadaria encontraram estátuas de seres alienígenas gigantes e sobre suas mãos que emanavam luzes ganharam seus poderes.

Um acontecimento interessante foi o fato de já terem uma revistinha sobre eles (um aspecto que nos leva pro mundo real). Outra coisa relevante foi o fato de Jeannie reclamar de não ser um membro importante da Incorporação só pelo fato de ser mulher.

Se não me falha a memória, a Mulher Invisível também teve esse mesmo problema há alguns anos atrás.

 A situação começa a ficar estranha quando a Rainha de Neon detecta um intruso andando pra trás. Ela tenta detê-lo, mas não consegue tornando-o mais forte e aciona o restante da Mistério.

Quando estão em sua busca Craig, Jeannie e Biff sãpo atacados pelos dispositivos de segurança do prédio, mas o que eles não sabem é que o Garoto Dínamo foi captturado pelo estranho invasor.

Ao descobrirem isso o restante da Incorporação decide ir atrás de seu membro mais novo. E para resgatá-lo precisam entrar na Máquina do Talvez, um dispositivo com o qual podem viajar através da Terras Paralelas.

Infelizmente a edição termina deixando esse “mistério” no ar, o que aconteceu ao Garoto Dínamo? E aonde nossos  heróis precisaram ir para encontra-lo?

Incorporação Mistério – 1963 é até uma edição inteligente, pois resgata diversos elementos da Era de Prata dos quadrinhos.

Encontramos ainda algumas referências ao filme clássico O Planeta Proibido, Liberace, o pianista e também ao apresentador Jack Benny (tudo isso nos conectando a época da trama).

Nem preciso comentar que o roteiro de Alan Moore ficou bom, mas está longe de ser um dos seus melhores trabalhos.

Podemos constatar que a arte detalhadíssima de Rich Veidt consegue nos ambientar na trama de forma primorosa e também evoca o estilo da época em que a aventura se desenrola.

Quando chegamos ao final de Incorporação Mistério fica obviamente aquela vontade de saber como se dará a continuação do que lemos.

Click aqui para acessar a HQ de Incorporação Mistério.


Dê sua opinião clicando nas opções objetivas abaixo ou fazendo um comentário mais detalhado nesta página. Será de grande importância para este blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e opinião, ele é importante para a melhoria deste blog e sua participação é essencial.