sábado, 13 de outubro de 2012

Demolidor e a Sétima Arte: Uma Desarmonia.






Ben Affleck recentemente deu a seguinte declaração: "Tive uma experiência negativa com a única HQ que eu gostava, já que o filme não funcionou. É uma pena, pois Demolidor é uma ótima ideia, uma excelente HQ e logo depois que o filme saiu começou a onda de fazer filmes de quadrinhos realmente bons, com investimento. Felizmente, eles vão fazer um reinício para a série. Chegaram a me chamar para ele, mas eu achei que não devia, pois não seria um reboot se eu estivesse ali".
Concordo com Ben Affleck, Demolidor é uma excelente história e o filme careceu de maior investimento. No entanto, a não funcionalidade do filme não está apenas na escassez de investimento dirigido ao filme. A escassez de investimento sempre se fez notória nas HQs do herói. Relegado a um segundo escalão Marvel. Demolidor já esteve por inúmeras vezes a ter seu título cancelado. Somente Frank Miller, para mim um gênio das HQs, conseguiu dar ao Homem sem Medo a sua devida importância.
Miller transformou o Demolidor de um personagem prestes a ter sua revista cancelada em uma referência dos quadrinhos. Miller transformou o Demolidor , e nos presenteou com um personagem complexo e voltado para um público mais adulto. Nas estórias de Frank Miller, Demolidor interagiu com prostitutas, assassinos de aluguel, mafiosos, psicopatas, mendigos etc. Demolidor atua em Hell`s Kicthen – conhecido por nós como Cozinha do Inferno.
Miller mergulhou o Demolidor num universo realista e assustador.  Só para reforçar a importância de Frank Miller: “A Queda de Murdock” é de sua autoria. Além disso, Demolidor é um herói isolado em seu universo, ou seja, é averso a interação com outros heróis Marvels. O que reforça minha opinião de que Demolidor está dentro de um universo complicado.
Depois de Miller, todos os outros escritores que trabalharam nas HQs do Homem sem Medo seguiram sua temática adulta. Diante dessa complexidade como fazer esse personagem “funcionar” no cinema?
Justiceiro e Motoqueiro Fantasma são boas HQs e gozam do mesmo problema: não funcionaram no cinema. Agora surge especulações de que a FOX lançará “ Demolidor 2: A Queda de Murdock” no cinema. Com certeza será um fracasso de bilheteria.
Sinceramente, não vejo Demolidor tendo sucesso em qualquer filme lançado. E não adianta tentarem dizer : “Nolan conseguiu fazer isso com Batman”.
Me desculpe a pretensão. Mas Batman em comparação a Demolidor tem um universo menos real e assustador. Traçando uma comparação: Gothan City  é o paraíso e a Cozinha do Inferno é o INFERNO. Batman ainda que seja um personagem sombrio é um personagem popular e é apresentado em diversos modos e múltiplas mídias. E Demolidor? Qual sua força frente às crianças e jovens? Um herói cujo nome é “Demônio Desafiador”  será bem recebido?
E o que fazer diante desse problema? Não investir? Não tentar? Bem...a minha opinião é que certos personagens não devem e nem precisam ir aos cinemas.
 Se a produção de um novo filme do Demolidor estiver atrelada apenas a uma questão de lançar para agradar os fãs do personagem e até aceitável a investida. Mas, se há intenção da FOX de angariar lucros exorbitantes o prejuízo será certo.
Há necessidade de investir em Demolidor 2?
Deem sua opinião.

Um comentário:

  1. Concordo com a totalidade do teu texto, Alex. Mas permita-me aqui discordar em um ponto: li há algum tempo histórias interessantíssimas do homem-sem-medo roteirizado por Kevin Smith. O mesmo cara que, na condição de diretor de filmes como Procura-se Amy (Chasing Amy) e O Balconista (Clerks), lançou Ben Affleck a ator top de Hollyood e que no caso em questão se saiu muito bem no arco de história denominado “Anjo da guarda”. E nem preciso dizer o quanto foi competente em abordar temas tão complexos da personalidade do Demolidor como a religiosidade por exemplo. Kevin é como a gente. Faz o que gosta.
    Outro ponto interessante é a analogia a Batman. Não me refiro a termos cinematográficos, mas iconográficos. De fato Batman, por mais sombrio que seja assim como sua Gothan (ambos uma coisa só) ele sempre será mais popular que Demolidor. Hoje quando penso na Pop Art automaticamente ponho aquele Batman seriado dos anos 1960 (acho) como parte desta semiótica. Não somente ele, mas um monte de personagens encabeçadas pelo Super-Homem (assim mesmo como escrevo e como o conheci).
    Matt Murdock /Demolidor são verdadeiros porque sua história nos é familiar. Em todos os aspectos. Meu pai nunca foi um milionário, mas um boxeador falido.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e opinião, ele é importante para a melhoria deste blog e sua participação é essencial.