segunda-feira, 2 de maio de 2016

A Insólita Família Titã



É uma excelente HQ nacional escrita pelo roteirista Gian Danton com arte de Bené Nascimento (ou se preferirem Joe Bennett).

Joe Bennett é um desenhista brasileiro que fez uma carreira prolífica nos Estados Unidos, pois trabalhou pra maioria das editoras do Tio Sam.

Há uma introdução pra que saibamos do histórico dos artistas envolvidos neste gibi.

Confesso que a arte da capa nem se compara ao que vemos na história. Parece que foi feita no inicio de carreira de Nascimento mais a história é simplesmente fantástica.

Na trama havia três adolescentes pobres, Melissa, Paulo e o narrador que não encontrei o nome. Ele era deficiente, pois precisava de muletas pra andar. A união dos três era por causa de sua vida miserável, mas mantinham a esperança de dias melhores.

O rapaz curtia uma paixão platônica por Melissa, porém escondia seus sentimentos dela. E por isso mergulhava nos livros que encontrava jogados no lixo (isso deu a ele um certo tipo de conhecimento).
Melissa queria ser atriz e até foi num teste, mas o por causa de sua magreza não conseguiu.

Certo dia entretido com sua leitura encontrou um vulto na floresta e seguindo-o foi parar numa caverna na qual havia um alienígena. Esse alien lhe revelou que devido aos seus desejos poderia tocar num disco e pedir o que quisesse.

Só que ao pensar em seus amigos deflagou algo que nunca poderia imaginar. Sua maior decepção foi ver Paulo e Melissa transando e mesmo assim revelou pros amigos o que havia presenciado.

Como crianças, tocaram no disco e proferiram a palavra mágica: Katana! Seus corpos foram transformados em deuses. E ao voltarem pra caverna encontraram uniformes e o conhecimento dos codinomes: Vésper (Melissa), Centurião (Paulo) e Tribuno (o narrador).

Vieram os atos heroicos tipo salvar avião de cair, evitar um incêndio num prédio e a fama subiu-lhes a cabeça. Vésper saiu nua numa revista, Centurião comercializou action figures da equipe, porém Tribuno estava de fora.

Algo corroía a mente de Tribuno, no entanto ele não sabia o motivo de sua insatisfação. Até descobrir uma invasão alienígena e convocar seus amigos pra defender o nosso planeta. Ao batalha foi vencida e eufóricos depois de tanto beber ambos transaram com Vésper.

Ela ficou envergonhada e Tribuno foi expulso da equipe e visto como pária por toda população. Seu ódio cresceu imensamente até que Centurião e Vésper revelaram como ganharam seus poderes, porém ao encostar no disco disseram a palavra mágica e perderam seus dons (voltando a ter uma vida comum).

Então, Tribuno resolveu se vingar e a história fica cada vez mais inquietante.

Devo comentar que não gosto de histórias em preto e branco, pois tiram toda a graça que a trama poderia nos proporcionar, no entanto o roteiro de Gian Danton me deixou de queixo caído.

Quando somos crianças pensamos em ter superpoderes e fazer feitos incríveis mais o que vemos nesta história é pra deixar qualquer um pensativo.

Justamente sentimentos como ambição e egoísmo devastam qualquer um que não tiver caráter bem definido.

Aqui há uma homenagem ao artista C.C.Beck criador do CapitãoMarvel, pois seus personagens se assemelham também com a MaryMarvel e o Capitão Marvel Jr.

A Insólita Família Titã é uma história seca, cruel e muito envolvente demonstrando como as situações podem realmente mudar a vida de uma pessoa.




2 comentários:

Deixe seu comentário e opinião, ele é importante para a melhoria deste blog e sua participação é essencial.