sábado, 25 de agosto de 2012

O futuro de Batman sem Nolan

O que nos reservará o  futuro de Batman no cinema?
Diante do que Nolan nos apresentou. O que ansiar nos próximos filmes?
Quando novos filmes serem realizados como não comparar com Begins, Cavaleiro das Trevas e Cavaleiro das Trevas Ressurge?
Faço esses questionamentos como um apaixonado pela sétima arte. E os filmes de Nolan sobre o morcego me deixaram enebriado.

Nolan nos mostrou que quando se tem roteiro bem escrito e direção competente, a escolha dos atores/as  para compor o elenco pouco importa – claro que devemos sempre trabalhar com o campo das exceções – por isso, Bale teve seu trabalho “facilitado” o que quero dizer é que Bruce Wayne/Batman poderia ter sido interpretado por qualquer outro ator que o resultado positivo seria o mesmo. O sucesso das películas não ficou “dependente” a escolha de estrelas de Hollywood. Os filmes de Nolan beiram à perfeição.
Na trilogia, o único ator que conseguiu suplantar o roteiro em si foi Ledger – olha aí o campo das exceções – que no papel de Coringa foi antológico. O Cavaleiro das Trevas poderia ter sido um fiasco(proeza díficil) que mesmo assim Ledger estaria “eternizado”. Me atrevo a comparar a atuação genial de Ledger a Brando como Don Vito Corleone. Para mim, as duas atuações mais emblemáticas da história hollywoodiana.
O que nos reservará o futuro de Batman no cinema?
Quem estará gabaritado a reiniciar a franquiar? Como assinalei no início do texto, haverá comparações, isso é inevitável. O caminho do reeboot deverá ser bem pensado e muito bem estruturado. Será preciso ter sabedoria para lidar com as comparações e inteligência para receber as críticas. A trilogia Batman de Nolan não deve ser menosprezada. É preciso aprender com ela. Ela não é fim. É início! Início de um “marco”. A.N e D.N (antes e depois de Nolan).
Batman teve tratamento digno. E é isso que os grandes heróis merecem. Não merecem roteiros frouxos e personagens caricatos – vide Batman Eternamente e Batman e Robin.
O Cavaleiro das Trevas literalmente ressurgiu para a sétima arte.
Concluo, falando rapidamente de outro pilar da DC: Superman. A tentativa de reinício da franquia com o excelente Bryan Singer foi um fracasso. O filme teve roteiro inexpressivo e foi mal estruturado. Não houve respeito com a grandeza do herói.
Agora o homem de aço retorna ao cinema em 2013 pelas mãos de Zack Snyder, temos nova direção, novos atores e até um novo uniforme. Como fãs esperamos que haja um projeto a longo prazo para “Men of Steel”. Esperamos que haja uma trilogia pronta, onde os filmes estejam conectados. Esperamos que Superman tenha uma trilogia com qualidade igual ou superior(acho difícil)  a de Batman.  Nolan deixa um legado, e esse legado já está deixando saudades...

Alex Sandro Franco dos Santos.

Um comentário:

  1. Muito bom se texto Alex. E de fato ele já diz muito do que poderia se esperar de uma critica digna da franquia. Mas o que devemos fazer é guardar esta trilogia como um belíssimo troféu em nossa videoteca, ao, lado de obras como Hulk de Ang Lee e esperamos que o próximo Batman apenas se enquadre num projeto maior (se houver esta pretensão) que será a Liga da Justiça

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e opinião, ele é importante para a melhoria deste blog e sua participação é essencial.