quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Morte Cômica

Você, leitor, que vai se permitir a ler este texto, deve começar desde já a separar o sentido da palavra “ Comics do que vai ser abordado aqui. Ao linkar na palavra em destaque digo que este sentido não funciona mais nas editoras como DC & Marvel. Portanto, tratarei aqui de outros termos como puro e simplesmente HQs por exemplo. Caso dos nossos temas. Mas mesmo se for o caso, HQs como Luluzinha, Turma da Mônica ou até mesmo os quadrinhos mais underground que abordam temas mais engraçados, aqui são tratos com certa seriedade. Não que os quadrinhos devam ser levados a sério o suficiente para serem aceitos por algum clube massificador de capital cultural (como na verdade já é se tratando de grandes empresas editorias incluindo aquelas cujos personagens abordados aqui), mas também, não é o nosso caso levar tal Arte como arte kitsch. Efêmera.

Em outras palavras, as HQs no meu entender não estão ligadas estritamente ao “cômico” no sentido de engraçado e também não somente no sentido do mero entretenimento embora boa parte da industria dos quadrinhos trabalham com objetivo capitalista. Mas creio que o principal objetivo aqui é trabalhar personagens tão interessantes com o mesmo olhar que enxerga-se os mitos clássicos, ou seja, com infinidade de possibilidades para que se possa entender o mundo contemporâneo. Tentar entender a chave que são esses mitos em nosso comportamento. Como, por exemplo, no artigo Não Atirem no Coringa da jornalista Eliane Brum que vai tratar justamente desta psicopatia social que supostamente devido ao apelo midiático faz com que os mitos exerçam influência em nossas ações.


Mas, ainda assim temos um público destinado as HQs “Comics” da Walt Disney, que via de regra, se encaixa aos personagens do cartunista (outra palavrinha passível de discussões, mas acho que aqui se aproxima um pouco mais do Comics) Mauricio de Sousa (Turma da Mônica). De qualquer forma são classificações difíceis e quase impossíveis de julgar e generalizar. 

Bom até lá vou tratar de chamar o belíssimo mundo das Artes gráficas (que aqui já é outro equívoco), Artes seqüências (um bom ponto de saída para pesquisa), etc; de simplesmente HQs.  Enquanto isso aja discussão. 





4 comentários:

  1. O PopArt desfavoreceu a recepção dos quadrinhos no solo carioca, onde receberam convenções kitch devido aos artistas, estes sim efêmeros, que o plagiaram.
    Os quadrinhos - ou "komics", que tem efeito mais viral - têm maturidade suficiente para serem levados a sério, a exemplo as inúmeras adaptações cinematográficas, produtos de uma industria a qual tais efêmeros cedem as pregas d'alma para pertencer.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar no Além da torre expondo sua defesa ao sentido original da palavra Komics. É para isso que servem as discussões. Discordar, concordar ou/e acrescentando pontos.

      Excluir
    2. também entendo teu ponto de vista. Do meu lado eu tento trazer para a atualidade uma nova ideia de pensarmos o sentido desta palavra. Será que ela tem o mesmo significado nos dias de hoje?

      Excluir

Deixe seu comentário e opinião, ele é importante para a melhoria deste blog e sua participação é essencial.